top of page

Opinião

Religar os laços com a Seara de Trabalho

Antônio Alberto Pereira

 

Queridos Irmãos e Irmãs:

Ultrapassado o momento de crise, em que o isolamento social se fez premente como medida de prevenção contra a disseminação do COVID 19, quando estivemos irmanados na fé e na esperança para vencermos aquela etapa do processo de higienização do nosso querido planeta azul – A Terra, faz-se premente retomar os laços presenciais interrompidos com a Seara de Trabalho na Casa Espírita.

 

O auto-amor e amor ao semelhante igualmente deverá nos mobilizar na retomada ao cumprimento dos deveres que nos cabem ante a Doutrina Espírita e ao nosso processo de evolução humano-espiritual.

 

Atendida as recomendações emanadas da FEB, FEEB e AME, que foram fundamentais para agirmos de forma organizada, expressando a excelência do Movimento Espírita no contributo à edificação da sociedade da fraternidade, do amor e da paz, conforme o Excelso Condutor – O Cristo de Deus exemplificou, é momento de os profitentes, afastados durante a pandemia, se reorganizarem psiquicamente para religarem os laços interrompidos, porquanto já se demora o tempo para esta conduta.

 

Os laços espirituais, o contato saudável com os companheiros de seara e com as energias do ambiente do Centro Espírita insubstituíveis, bloqueados momentaneamente no que concerne às atividades presenciais desenvolvidas nas atividades doutrinárias, trabalhos de assistência social e espiritual, grupos de estudo e educação mediúnica por suspensão preventiva, abriram portas para o afastamento de muitos, que hoje preferem as reuniões à distância, facultadas naquele momento pandêmico e que se mantiveram em muitas instituições com a utilização dos mecanismos e ferramentas midiáticas de informação e comunicação que dispomos em rede, nunca como forma de substituição mas de integração somando-se ao modelo existente, em face da tecnologia de ponta que permeia a nossa sociedade.

 

Manter a psicosfera de vigilância e oração são imperativos de sempre que se fazem extremamente necessários na atualidade dos nossos dias, para que cerremos fileiras junto aos benfeitores do além que jornadeiam conosco em constante assistência, não nos deixando dispersar pela acomodação psicológica afim de que não alimentemos os sofisticados estratagemas dos incansáveis agentes das trevas, desafiadores, que se nos acercam na interação plano físico e plano exta-físico, tentando dissuadir-nos das melhores propostas de elevação espiritual.

 

Urge portanto, que não percamos o contato essencial com as tarefas presenciais na Casa Espírita, bem assim com a troca de energias junto aos encarnados e desencarnados que fazem parte da plêiade de seareiros de Jesus, porquanto estamos em exercício de autoeducação e trabalho edificante conforme os compromissos iluminativos assumidos para esta reencarnação, imperativo de progresso com repercussão nas etapas futuras, visando a nossa contribuição em favor do próprio aperfeiçoamento e da humanidade, objetivando que alcancemos sucesso no esforço de superação da crise temporária que caracteriza os passos decisivos, trilhados no processo da transição planetária rumo ao Mundo da Regeneração.

 

Estejamos com Jesus, perseveremos conforme o Mestre nos exortou: “...aquele que perseverar será salvo”, confiemos em Deus conosco, sempre!

 

Muita Paz!

(Antonio Alberto Pereira é Pedagogo, médium e Vice-Presidente do Centro Espírita Deus na Natureza)

************************************************************************************************************************************

Agora

Antônio Alberto Pereira

            Todas as filosofias existenciais, sobretudo as religiosas, trazem no seu corpo doutrinário, conteúdos que encaminham o indivíduo a uma ligação com o divino. 

            A proposta, via de regra, é de exaltação da importância da interação existencial na ação cotidiana do ser humano, com a possibilidade de canalizar o poder divino na realização dos seus sonhos e anseios que o encaminhem para o sucesso, seja no âmbito material e principalmente na conquista dos valores espirituais como o equilíbrio emocional, a paz interior e o amor.

            Entretanto, os mesmos postulados que incentivam a auto superação, se encarados pelo viés do conformismo, podem acionar mecanismos de acomodação e medo para enfrentar os desafios da vida.

            Nesse aspecto não estão imunes os profitentes da Doutrina dos Espíritos, daquela “armadilha” psicológica. Verdadeiros mantras espíritas como: “o que não posso fazer nesta encarnação farei na próxima”; “esta dificuldade que tenho é por conta da influência dos espíritos atrasados com os quais tenho compromisso expiatório”; “Temos que ter paciência para esperar que as coisas aconteçam no tempo de Deus”; “as reencarnações são solidárias”; entre outras, funcionam como bengalas psicológicas, afastando o espírito imortal da ação corajosa e responsável.

            É imperativo entender que nós somos os artífices do nosso destino, co-criadores, construtores do amanhã, que podemos estabelecer diretrizes para a nossa existência, canalizando as energias da ação no bem em todos os níveis existenciais, apropriando-nos de forma consciente e responsável das leis de Deus em favor da nossa evolução.

            Ademais, o Passado e o futuro na causalidade da lei articulam-se segundo o viés  da ação presente. Sobre o passado lembremos Pedro: “O amor cobre a multidão de pecados” (1 Pedro, 4:8). Quanto ao futuro lembremos Jesus: “Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai” (João 14:12).  

            Portanto, o tempo de construir é agora. O compromisso do ser humano consigo mesmo e com Jesus é o de viver construindo para o espírito; e construir para o espírito consiste na ação do trabalho constante sob os parâmetros do amor incondicional, integrando-se na responsabilidade de viver, fincando os alicerces do encontro com as suas próprias criações.

  (Antonio Alberto Pereira é Pedagogo, médium e Vice-Presidente do Centro Espírita Deus na Natureza)

Deus na Natureza

flores.png

© 2024 Centro Espiríta Deus na Natureza, Inc. Todos os direitos reservados.

Contate-nos:

Endereço:

Rua da União 04, Ponto 13 – Junto ao Colégio 3º Milênio - Bairro da Mata Escura, Salvador - BA

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page